A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebeu por doação o importante espólio bibliográfico do ilustre vianense Tomás Simões Viana [1884-1946] . Este espólio foi oferecido à biblioteca pelos seus sobrinhos e herdeiros: Dr. Gaspar Soares Brandão Simões e Dr. António Alfredo Soares Brandão Simões Viana.
Tomás Simões Viana que após ter frequentado os estudos secundários no Liceu desta cidade ingressou na Escola Superior de Farmácia da Universidade do Porto onde se diplomou em 1904, exerceu a profissão de farmacêutico na Farmácia Simões, fundada por seu pai, e após a morte deste, foi o seu proprietário e director-técnico.
Como político, exerceu os cargos de vereador, vice-presidente e presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em resultado das eleições de 1919, 1922 e 1925, sendo que não chegou a terminar o mandato do último triénio para que tinha sido eleito, por ser interrompido face ao golpe de estado de 28 de Maio.
Enquanto membro da Câmara Municipal, várias foram as iniciativas que tomou, evidenciando uma grande preocupação pelas questões de natureza cultural, das quais se destacam a solicitação de um paleógrafo da Torre do Tombo para copiar para linguagem corrente as actas mais importantes dos códices dos séculos XV e XVI existentes no arquivo municipal; a proposta de adquirir para o arquivo a reconstituição comparativa entre o livro (original) das actas das sessões desta Câmara de 1580 e o seu apógrafo organizado na Torre do Tombo.
Para além disso, sem esquecer a Biblioteca Municipal – para a qual procurou valorizar o seu acervo, com a compra de livros de bibliotecas particulares –, bateu-se devotamente a favor da instalação adequada do Museu Municipal. Tomás Simões Viana, dedicou-se, também, à arqueologia, evidenciando apreciáveis qualidades de investigador. O seu nome está estritamente ligado à Citânia de Santa Luzia.
O espólio bibliográfico, ora oferecido à Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, reveste-se de uma importância acrescida pelo facto de Tomás Simões Viana ter sido um bibliófilo de nomeada, encontrando-se entre os livros da sua biblioteca, obras raríssimas que vão até ao séc. XVI. Este espólio, que se encontra em fase de tratamento técnico, constituirá um fundo específico nesta unidade cultural que homenageará este vianense e homem de cultura que foi Tomás Simões Viana."
Rui A. Faria Viana (Director da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo)
Fonte: O Falcão do Minho 26-01-007 Etiquetas: Acervo Documental |